terça-feira, 5 de dezembro de 2017

A armadura de Deus



Efésios 6.10‭-‬18 (ARA):‬

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

Ao escrever sobre a batalha espiritual que enfrentamos o apóstolo Paulo compara os recursos do cristão ao equipamento do soldado romano pronto para o conflito. Se quisermos ter sucesso na batalha espiritual precisamos contar com os recursos que Deus nos proporciona. No Manual Bíblico Unger, lemos que “'Tomai toda a armadura' enfatiza a responsabilidade dessa atitude, 13. Isso o cristão precisa fazer se pretende combater com eficácia.” (p. 554).

A armadura de Deus é constituída das seguintes partes: (1) O cinto da verdade, (2) a couraça da justiça, (3) pés calçados com a preparação do Evangelho da Paz, (4) o capacete da salvação, (5) Escudo da Fé e (6) a Espada do Espírito, a palavra de Deus.

(1) O cinto permitia uma rápida movimentação do soldado, mantendo unida a sua armadura. O cinto da verdade nos protege do pai da mentira, ao nos manter longe do erro.

(2) A couraça era uma peça da armadura que protegia o coração e outros órgãos vitais do guerreiro. De maneira semelhante, somos revestidos pela justiça de Cristo, de modo que podemos estar certos de que “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).

(3) Os calçados eram úteis para dar ao soldado estabilidade e protegê-lo de obstáculos do terreno. Se quisermos avançar na batalha contra o inimigo, precisamos estar firmados no evangelho do Senhor Jesus Cristo.

(4) O capacete protege a cabeça e a face, partes tão importantes na batalha. O crente revestido pela salvação tem seus pensamentos - sua mente - protegidos. Sendo a cabeça quem comanda todo o corpo, toda a conduta do crente condiz com a atitude de quem é salvo em Jesus.

(5) O Escudo Romano era revestido de couro ou de uma peça metálica. Isso protegia os soldados de lanças, flechas, dardos ou qualquer projétil inflamável lançado pelo inimigo. Inúmeras são as lanças e flechas que o inimigo de nossas almas lança contra nós diariamente. Saiba que a nossa fé em Cristo e em sua Palavra é como um escudo que nos protege dos ataques traiçoeiros do diabo. Quando a tentação se levanta contra nós, somos protegidos quando colocamos nossa fé nas promessas de Cristo e afirmamos: “As promessas de Cristo são mais verdadeiras do que as promessas do pecado”.

(6)   A última parte da armadura é também a única arma de ataque: a espada. E a nossa arma é a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo disse que as nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas (2 Co 10.4). A palavra de Deus vence toda a falsa ideia, toda falsa ideologia que se levanta contra o conhecimento de Deus (v. 5). E ela está ao nosso alcance. Que possamos valorizar essa Palavra: lendo, crendo e obedecendo.

Para concluir o tópico, o apóstolo Paulo nos fala da oração. O guerreiro não pode ir sem forças para a batalha. E é através da oração que o crente recebe o poder de Deus. É verdade o que ouvimos dizer: “ pouca oração, pouco poder; muita oração, muito poder; nenhuma oração, nenhum poder”. Quer ser um soldado cheio de poder na batalha? Ore, ore e ore. Constantemente.

Vista-se de toda a armadura de Deus, ore em todo tempo e a vitória será certa, pois maior é o que está em nós do que o que está no mundo (1 Jo 4.4).

Marco Antonio da Silva Filho

-------

Algumas obras e sites que consultei:

Livros:

Manual Bíblico Unger

Bíblia de Estudo da Reforma

Site:

O que é a Armadura de Deus - Got Questions?

Nenhum comentário:

Postar um comentário