domingo, 11 de agosto de 2013

A história de Judas é contraditória?

Compartilhar no Facebook


Um amigo pediu que eu oferecesse minha opinião sobre o texto "Traição de Judas é mais uma história contraditória da Bíblia". O texto ia ficar muito extenso, então resolvi postar aqui.

O texto original está seguido por meus comentários em negrito:

"Pelos relatos bíblicos, Jesus veio ao mundo para ser crucificado de modo a salvar a humanidade.
Outro que já nasceu condenado — só que para toda a eternidade — foi Judas, que delatou Jesus às autoridades judaicas."


É certo que Jesus sabia que Judas o trairia, mesmo antes de chamá-lo, contudo, o próprio Judas escolheu trair a Cristo.

"A Bíblia é confusa sobre o que levou Judas a dar o beijo da traição em Jesus. Em Marcos, o motivo seria a cobiça. Mateus concorda com Marcos, mas Lucas afirma que Judas foi influenciado por Satanás. Para João, a causa da traição foi a propensão de Judas para o roubo."

Não há confusão alguma. Não se pode roubar por cobiça? A cobiça que o fazia roubar o levou a vender Jesus. Isso só mostra que Judas não era verdadeiramente salvo, e, dessa forma, susceptível de ser influenciado por Satanás.

"Talvez — sempre de acordo com a Bíblia — Jesus tenha recompensado Judas pelo seu bom desempenho no papel de traidor. Se Judas tivesse recusado o seu destino, outra pessoa possivelmente não teria se saído tão bem, e Jesus poderia não ter êxito no papel de mártir da salvação da humanidade."

Blá, blá, blá... Como assim “sempre de acordo com a Bíblia”?! Apenas suposições tolas. Judas amou mais ao dinheiro que a Jesus. Não é à toa que o amor ao dinheiro seja considerado a raiz de todo mal.

"Quando Paulo escreveu que Jesus apareceu "para os 12" depois de sua ressurreição, a quem ele poderia ter tido em mente não se o Judas? O que Paulo disse não soa como se Judas tivesse sido punido nesta ou na próxima vida.

Já em Mateus 19:28, Jesus afirma que todos os 12 discípulos se sentariam em tronos para julgar as 12 tribos de Israel. Judas era, obviamente, um deles."


Paulo usa um termo tradicional para se referir ao primeiro grupo de apóstolos, “os doze”. Também é preciso lembrar que Atos 1 relata que Matias foi escolhido para ficar no lugar de Judas, junto com os outros 11 apóstolos.


"O pagamento de “trinta moedas de prata” pela traição é outra inconsistência da história mal contada sobre Judas porque naquela época esse tipo de dinheiro já tinha deixado de ser usado havia dois séculos."


Falso! Assista a entrevista com o arqueólogo Rodrigo Silva, na qual ele apresenta algumas das moedas utilizadas no tempo de Cristo. Link: http://youtu.be/TtkmHXmBeMU


"Mateus 27:5 afirma que Judas jogou fora as “moedas de prata” e se afastou dos sacerdotes para se enforcar. Mas como se Atos 1:18 informa que ele comprou “um campo”, virou fazendeiro? Para aumentar ainda mais a inconsistência, em Marcos, Lucas e João não há menção das 30 moedas."



Por que não continua a leitura? Mt 27.6,7: 
“E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros”.
Foram os sacerdotes que compraram o campo. Como o dinheiro pertencia legalmente a Judas, é provável que o terreno tenha sido adquirido no nome dele.


"Os relatos sobre a morte de Judas também contribuem para reforçar as incongruências bíblicas.

Em Mateus 27:5, Judas se enforca. Mas em Atos 1:18, após comprar umas terras, as suas entranhas se arrebentam, sem que haja uma explicação para isso. Estaria Judas doente ou foi um castigo de Deus por ele ter feito algo que já era seu destino traçado pelo próprio divino?"


Sobre essa aparente contradição, Norman Geisler e Thomas Howe explicam:

“Esses relatos não são contraditórios, mas mutuamente complementares. Judas enforcou-se assim como Mateus afirma que ele fez. O relato de Atos apenas acrescenta que Judas caiu, e o seu corpo rompeu-se pelo meio, e suas entranhas se derramaram. Isso é exatamente o que seria de se esperar que acontecesse com quem se enforcasse numa árvore sobre um penhasco de rochas pontudas e sobre ela caísse.”



"Em Marco, Lucas e João não há menção ao suicídio do traidor, apesar da importância desse evento. A história de Judas não faz sentido, não tem lógica, nunca se fecha."


Isso é irrelevante. Há acontecimentos que podem ser considerados mais importantes que são citados apenas por um dos evangelhos, como a ressurreição de santos (Mt 27.52)


"De qualquer forma, vale a indagação: já que Judas não poderia ter outro destino senão o da traição de Jesus, ele não deveria ser elogiado em vez de ir para o inferno? Se sim, a conclusão é de que os cristãos são ingratos."


Acerca da escolha de Judas, já falei anteriormente. Jesus declara: “Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido” (Mt 26.24).

Com os devidos esclarecimentos, percebe-se que escrever um texto como esse é fruto de profunda ignorância ou descarada desonestidade.

Marco Antonio da Silva Filho

2 comentários:

  1. Marquinhos, parabéns pelo blog! Uma nova cara... novo design... como sempre postagens edificantes!!
    Que Deus continue te dando sabedoria e interesse por conhecer sua Palavra e transmitir aos outros seu conhecimento!
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Grande Marco Antônio, talvez não se lembre mas o fiz uma pergunta parecida. ótimo blog, não sou religioso, mas gosto de ler suas postagens. Mais sucesso em seu blog!

    att,

    Um anônimo.

    ResponderExcluir