segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sou crente, mas meu amor, não!



Quais as implicações de namorar um não crente?

Em primeiro lugar, o que está te atraindo no incrédulo? Com certeza não é o amor dele por Deus, ou por ser ele um garoto que tem comunhão com Deus ou por ela ser uma garota que lê e pratica o que está escrito na Bíblia.

Então o que poderia ser?
  1. Beleza física?
  2. Prosperidade financeira?
  3. Pode suprir sua carência, livrar da solidão?
Não quero dizer que não se pode observar a beleza de alguém, também não estou dizendo que a pessoa não pode ser rica. Estou procurando mostrar que observar apenas um ou outro ponto apresentado não é suficiente para iniciar um relacionamento amoroso.

Se você respondeu 1: Você ainda não entendeu que a aparência física (sejam belos olhos ou lindos cabelos, etc.) não é capaz de evidenciar uma pessoa que pode ser sua parceira por toda a vida: “A beleza é uma ilusão, e a formosura é passageira; contudo, a mulher que teme a Yahweh, o SENHOR, essa será honrada!” (Pv 31.30, KJA). Temos que aprender com o Senhor, que não vê unicamente o que está diante dos olhos, mas observa o coração (1 Sm 16.7).

E mais, você não está realmente interessado em quem a pessoa é, pelo contrário, seu interesse não passa de sensualidade: você deseja o corpo e não pensa em proteger o coração (do próximo).

Se você respondeu 2: Pense bem: Onde você está juntando seu tesouro (Mt 6.19-21)? Em última análise, você não ama o ser humano com deseja se relacionar, você está amando o dinheiro. E é exatamente isso que você deve fazer se quiser trilhar um caminho com todo tipo de males (1 Tm 6.10).

Se você respondeu 3: Realmente, o Senhor disse que não é bom que o homem esteja só (Gn 2.18), mas se envolver com alguém somente como um modo de fugir da solidão pode levá-lo à viver com alguém que não ama de verdade ou se entregar ao extremo, com medo de perder o parceiro.

Não esqueça que você não está sozinho, o próprio Senhor diz: “Nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5). E na presença de Jesus, a alegria é completa (Sl 16.11). Portanto não tenha medo da solidão, você tem um Verdadeiro Amigo, o Senhor Jesus, e no tempo certo os planos dEle são concretizados.

Não posso deixar de comentar ainda outra dificuldade. Todavia, antes de expô-la, há uma questão para ser respondida: Se você quer namorar, este namoro deve ter um propósito. Então, você pensa seriamente em se casar com a pessoa que quer namorar?

Se sua resposta for não, parece que você só quer usar a outra pessoa e depois deixá-la para buscar algo novo. Tenho certeza que o templo do Espírito Santo não pode ser um instrumento ou objeto para práticas imorais (1 Co 6.18-20; 3.16,17).

Se você respondeu positivamente, já parou pra pensar no futuro? Você pode ter a esperança de que ele seja salvo um dia, mas você não sabe se ele (ou ela) será. E, quem sabe, nunca seja: você viverá toda a sua vida ao lado de alguém que aborrece a Palavra que você tanto ama!

Observe algumas situações:
  • Vamos dizer que você vai à igreja 3 ou 4 vezes na semana. Então seu companheiro fala: “você está indo demais à igreja e me deixando de lado. Escolha entre mim e a igreja”.
  • Você diz: “vamos orar”. Ele diz: “vamos assistir TV”.
  • Você diz: “vamos ler a Bíblia”. Ele diz: “a Bíblia é muito chata, vamos ler Harry Potter”.
  • Você diz: “eu desejo santidade”. Ele diz: “Deus não quer que você se sacrifique, esses costumes são ultrapassados, você só precisa ser feliz”.
Muitas outras situações poderiam ser exemplificadas aqui, mas acredito que já foi o suficiente para mostrar o que você poderá passar por toda a sua vida, ao lado de alguém que não tem um verdadeiro compromisso com Deus e sua Palavra.

Ainda posso acrescentar: o que foi apresentado acima não quer dizer: “se ele (ou ela) é crente, posso me casar”. Não! Para iniciar um relacionamento não veja apenas se ele (ou ela) vai à igreja ou se intitula cristão. Procure saber se a seguinte pergunta tem uma resposta satisfatória: Ele (Ela) tem o desejo de cada vez mais se parecer com Jesus Cristo?

Marco Antonio da Silva Filho

4 comentários:

  1. Muito bom o post, gostei muito o modo como vc colocou toda a situação. Meus parabéns!
    Se vc tiver um tempo visita meu blog ele ainda é um bebê :) Lições com Deus (licoescomdeus.blogspot.com) Graça e Paz estejam com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor!

      Obrigado Jeany, seu comentário me alegra muito. Vou ao seu blog sim. Que Deus te abençoe!

      Excluir
  2. A Paz do Senhor, Mal entrei no seu blog e estou admirado muito bem elaborado e etc. Que Deus continue o abençoando irmão.irmão você poderia mim mostrar onde esta a quele questionário "pai Cristão" ( eu acho que o nome é este ou é sogro cristão).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz!

      Encontrei aquele formulário neste site: http://loucosporcristo.com/formulario-namoro-pai-crista/

      Excluir