quarta-feira, 18 de abril de 2012

Falsos profetas


Quais as características dos falsos profetas?

Jesus nos falou sobre as características encontradas em um falso profeta (Mt 7.15-23).

Tentam se parecer com os verdadeiros, mas não são legítimos (v. 15). Jesus nos disse que os lobos (falsos profetas) se apresentam como ovelhas. Esses passam a imagem de serem obreiros enviados por Deus, porém na realidade são obreiros fraudulentos (2 Co 11.13).

São conhecidos pelos frutos que produzem (vv. 16-20). Os pseudoprofetas são identificados por seus frutos. Eles não produzem um bom fruto: o Fruto do Espírito é ausente em suas vidas (Gl 5.22). E onde não se encontra o Fruto do Espírito há abundância de obras da carne. Na falta de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22) é normal que haja adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas (Gl 5.19-21).

Professam ser servos, mas são desobedientes (v. 21). Os falsos profetas chegam a dizer "Senhor, Senhor", contudo não fazem a vontade de Deus. Certamente podem ouvir do Senhor: "Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim" (Is 29.13).

Profetizam, expulsam demônios e realizam milagres, contudo, praticam a iniquidade (v. 22,23). Deus alertou o povo de Israel acerca de falsos profetas (Dt 13.1-3). O Senhor disse que: se um profeta se levantasse e desse ao povo algum sinal ou prodígio — e tal sinal se cumprisse —, mas convocasse o povo para servir outros deuses, tal profeta são deveria ser ouvido. Bem falou Martinho Lutero: "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias". A Palavra de Deus não é amada pelos falsos profetas, pelo contrário é rejeitada. Jesus declarará explicitamente que não conhece esses que praticam a iniquidade (Mt 7.23).

A Palavra de Deus nos alerta que "muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1 Jo 4.1); portanto, acautelai-vos!

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles (Is 8.20).

Marco Antonio da Silva Filho

Um comentário:

  1. Marco meu irmão querido, parabéns pela postagem, a Cristo seja a glória, vai nessa tua força e o Deus do céu te ajudará; Onde não tem um falso profeta, um falso mensageiro, um falso discípulo de cristo, um pseudo? Toda e qualquer mensagem ou mensageiro mesmo que fale de Deus, mas nega a Cristo na sua natureza humana e divina é falsa; Toda e qualquer mensagem ou mensageiro que fale da mensagem Bíblica e não a vive é falsa. Toda e qualquer mensagem ou mensageiro que fale de Deus, de Cristo e da Sua Palavra, mas não ama a seu irmão como Cristo nos amou é falso. Observando os textos Bíblicos, na maioria das vezes os falsos profetas estavam entre povo. Os de fora já são do mundo o perigo estar nos disfarçados de ovelha ou de cristão. Características de falsos profetas:
    • Não descrevem Jesus como verdadeiro Deus e verdadeiro homem (I Jo 4.1-4; Jo 1.14)
    • A sua mensagem entra em conflito com a Sagrada Escritura (Is. 8.20; Gl 1.6-9; Rm 16.17-18)
    • Sua mensagem não tem cumprimento (Dt. 18.20-22)
    • Não produz bom fruto - (Mt. 7.15-20; Gl 5.16-23)
    • Através de sinais e de maravilhas atrelam o evento a outro deus e /ou outro evangelho (Dt. 13.1-5, Mc 13.22; 2 Pe 2.1-3; Gl 1.6-9; Ap 19.20)
    • Buscam louvor (Lc 6.26);

    ADAIAS MARCOS

    ResponderExcluir