sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lições Bíblicas Juvenis — Salmos falam de realização de sonhos

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR" (Pv 16.1)

Sonhos e planos

Em nossa vida muitos sonhos tomam conta de nossos pensamentos, não me refiro aos sonhos que temos dormindo, mas a aspirações e planos para o futuro. É muito bom nós termos desejos, porém é importante que sempre estejam de acordo com a vontade de Deus.

Nossos sonhos e a vontade de Deus

Será que todo desejo de nosso coração corresponde ao plano de Deus para nossa vida? Nós podemos ver na Bíblia que as coisas que desejamos nem sempre são as melhores para nós. Davi é um exemplo: Davi propôs em seu coração edificar o Templo do Senhor, e Deus disse que ele havia feito algo bom, quando disse que iria edificar o templo. Entretanto, Deus não permitiu que Davi o construísse, mas seu filho Salomão (2 Sm 7; 1 Rs 8.17-20).

Outro exemplo é o do apóstolo Paulo. O apóstolo decidiu pregar na Ásia: foi impedido. Tentou pregar na Bitínia: foi impedido. Quem o impediu? O Espírito Santo. Deus queria que Paulo continuasse pregando o Evangelho, mas queria que Paulo fosse à outro lugar — Macedônia (At 16.6-10).

"Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá" (Pv 19.21)

Planejando com Deus

Não apenas fique sonhando. Ponha os pés firmes no chão e planeje, trace metas e seja esforçado. E saiba que Deus pode também concretizar seus planos. "Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração" (Sl 37.4). Contudo, lembre-se do verso seguinte: "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará" (Sl 37.5). Entregue o seu presente e o seu futuro nas mãos de Deus e, mesmo que as circunstâncias estejam adversas, tenha em mente que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28). 

Portanto, sonhe, mas submeta todos os seus planos à vontade de Deus! "Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos" (Provérbios 16.3)

Marco Antonio da Silva Filho

Também disponível no Portal ADALAGOAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário