sábado, 7 de janeiro de 2012

Lições Bíblicas Juvenis — Salmos falam de conselhos

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (Sl 1.1)

O que são e para que servem os conselhos?

Conselho: "parecer ou opinião que se transmite; admoestação". Quem nunca recebeu uma sugestão para tomar alguma decisão? Ou quem nunca aconselhou um amigo? Estamos cercados de conselhos, entretanto há conselhos que podem nos levar a felicidade e conselhos que podem nos levar a ruína.

Será que precisamos dar ouvidos a conselhos? Muitos homens na Bíblia ouviram conselhos e foram bem sucedidos por isso. Moisés é exemplo de alguém que soube ouvir bons conselhos: ele ouviu um conselho de seu sogro Jetro (Êx 18). Jetro viu que Moisés passava o dia inteiro julgando o povo e disse que não era bom o que Moisés estava fazendo: sozinho, julgando todo o povo. Jetro disse: "Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo" (Êx 18.19). Ele disse que Moisés colocasse homens capazes e tementes a Deus para julgarem também o povo. Tais homens então julgavam as causas pequenas, enquanto Moisés, apenas as mais difíceis.

É um erro achar que não precisamos de opiniões e sugestões. Isso não demonstra humildade, mas soberba. Nos diz o livro de provérbios: "Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam" (13.10; 15.22).

Uma marionete?!

Ser aconselhado não é errado. O problema é viver conforme todas as sugestões: boas ou más. Fantoches ou marionetes não têm vontade própria, são controlados por seus manipuladores. E muitas pessoas têm vivido como marionetes. Obedecem cegamente a conselhos que podem até satisfazer seus desejos, mas arruínam suas vidas.

Amnom, filho de Davi, se apaixonou por sua irmã Tamar (2 Sm 13) — eles eram filhos de Davi, mas de mães diferentes. Amnom, então tomou um conselho de Jonadabe, que era um homem sagaz, astuto. Jonadabe disse para que Amnom fingisse que estava doente para que conseguisse uma maneira de aproximar-se de sua irmã. Amnom seguiu este conselho e causou tragédias em sua vida e na vida de sua irmã (2 Sm 13.14, cf. Lv 18.11; 2 Sm 13.15-28).

Não podemos ser manipulados por todos os conselhos, mas também não podemos desprezar todos. Precisamos avaliar se convém ou não dar ouvidos.

Como avaliar um conselho

Certa vez, Roboão (1 Rs 12) — filho de Salomão e seu sucessor no trono — ficou dividido entre seguir dois conselhos: o dos anciãos (que estiveram presentes com Salomão, portanto eram homens experimentados) e o dos jovens (que tinham crescido com Roboão). O rei escolhe, então, seguir o conselho dos jovens. Esta decisão lhe custou a divisão do reino!

O exemplo de Roboão não quer dizer que todos os conselhos de alguém jovem serão ruins; pessoas jovens podem ter ótimos conselhos, porém muitas coisas devem ser levadas em conta: Temos que avaliar quem está nos aconselhando — sua integridade, caráter, experiência — e se o conselho nos conduz a práticas agradáveis a Deus e que não haverá consequências dignas de arrependimento depois.

Podemos ver isso nos exemplos citados: Jetro era um sacerdote (Êx 18.1); Jonadabe era sagaz, astuto (2 Sm 13.3).

A melhor fonte de conselho

A Bíblia Sagrada, com certeza é a melhor fonte de conselhos! Sim, porque ela é a Palavra do próprio Deus: "útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.16). Esta Palavra nos dá entendimento: "A revelação das tuas palavras esclarece; e dá entendimento aos simples" (Sl 119.130). Acima de tudo, devemos seguir os conselhos do Senhor, pois "o conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração" (Sl 33.11).

Marco Antonio da Silva Filho


Também disponível no Portal ADALAGOAS

2 comentários:

  1. Olá meu querido irmão Marco Antônio's;
    Graça e Paz.
    Parabéns pelo Blog muito edificante.
    já estou te seguindo. Se desejares conhecer-nos e também nos seguir ficaremos felizes.
    Deus te abençoe ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, Josiel!

    Obrigado pelo apoio! Já estou seguindo teu blog também.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir