sábado, 18 de junho de 2011

Parabéns, Assembleia de Deus!

Há exatamente 100 anos, 18 de junho de 1911, os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren fundavam a "Missão de Fé Apostólica", que cinco anos depois passaria a se chamar "Assembleia de Deus".

Resultado de um chamado de Deus

Vingren e Berg se conheceram nos Estados Unidos, Vingren era um pastor batista, enquanto Berg se dedicava somente ao trabalho secular, mas ambos tinham algo em comum: criam na doutrina bíblica do batismo com o Espírito Santo. Quando estavam em uma reunião de oração, em South Bend, Indiana, o Senhor falou aos jovens missionários numa mensagem profética, através do irmão Olof Uldin, que eles deveriam ir para um lugar chamado Pará, que lá o povo tinha um nível social muito simples, que eles comeriam comidas simples.

Eles tinham que pregar o evangelho num local chamado Pará, mas não sabiam onde era localizado. Então, foram até uma biblioteca para pesquisar, e descobriram que o Pará estava no norte Brasil. Eles oraram a Deus e cumpriram sua ordem. Deus proveu a quantia necessária para a viagem de forma milagrosa. Foram 14 dias de viagem, dos Estados Unidos ao Brasil, na terceira classe do navio Clement. Durante a viagem Deus confortou-os dizendo a Daniel Berg que estava com eles; uma alma foi ganha para Cristo, no navio. Chegaram em Belém do Pará no dia 10 de novembro de 1910.

No Brasil, moraram no porão da Igreja Batista. Foram aprendendo o português. Os missionários começaram a proclamar a salvação em Cristo e o batismo com o Espírito Santo como verdades das Escrituras Sagradas. As irmãs Celina de Albuquerque e Maria de Nazaré creram na mensagem pentecostal e, no dia 02 de junho de 1911, receberam o batismo com o Espírito Santo. Houve repercussão na Igreja Batista, que tachou os missionários de fanáticos, por crerem, com fervor, no batismo com o Espírito Santo. Em 13 de junho, 13 membros da igreja foram expulsos.

Os crentes que aceitavam a doutrina pentecostal, foram convocados a comparecer à residência da irmã Celina de Albuquerque, à Rua Siqueira Mendes nº 1-A. No dia 18 de junho de 1911, num domingo, com 18 pessoas mais os os jovens missionários, teve início a Missão de Fé Apostólica, que em 11 de janeiro de 1918 foi registrada oficialmente com um novo nome: Assembleia de Deus.

A chama pentecostal não se conteve em Belém, mas se espalhou por todo o país. Alcançando a vida de muitos. Hoje, a Assembleia de Deus representa cerca de 10% da população brasileira e 50% dos evangélicos. Mais importante do que o seu tamanho é o que ela vem fazendo em nosso país: milhões de vidas foram ganhas para Cristo, a Assembleia de Deus tem a marca da evangelização, mesmo em pequenos povoados, no meio do "nada", há uma Assembleia.

Fico feliz por fazer parte desta história. Fico feliz por ser o fruto de uma semente que foi plantada há muito tempo atrás. Se você também sente o mesmo, diga comigo:


Marco Antonio da Silva Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário