sábado, 7 de maio de 2011

Lições Bíblicas Juvenis - Geração Saúde

A lição bíblica deste domingo, 07 de maio, fala sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Nosso corpo é templo do Espírito Santo, "Não sabeis vós que sois santuári,o de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3.16). Devemos cuidar do nosso corpo, que é templo do Espírito de Deus. Atualmente, muitas pessoas não estão tendo o devido cuidado com o seu corpo. Um dos fatores responsáveis é a mídia.


Seja na TV, na internet, ou mesmo revistas, a mídia estabelece padrões de beleza inatingíveis, inalcançáveis. Mulheres com rostos e corpos perfeitos, nem um pouco acima do peso, e cabelos impecáveis. Homens musculosos que fascinam as mulheres. Muitas vezes, esses resultados nem são reais, são efeitos causados por edição posterior. Tudo isso causa uma "necessidade desnecessária" àqueles que são influenciados, fazendo com que muitos jovens busquem o que nunca poderão achar: um corpo perfeito.


As mulheres, em busca de um corpo ideal, desenvolvem doenças como a anorexia: não querem mais se alimentar, almejando uma magreza que elas não conseguem ter, por sempre se verem acima do peso; algumas até deixam de sair para passeios com amigos, por não quererem comer nada no passeio. Outro problema é a bulimia: jovens que também desejam, com ardor, a magreza, quando passam da conta, provocam vômito, colocando tudo que ingeriram para fora.


Já os homens, principalmente, com o anelo de um corpo forte, musculoso, acabam caindo na vigorexia: eles fazem exercícios físicos além de suas capacidades, desgastando seus corpos e contraindo doenças. Outro perigo para os homens, para as mulheres também, é o uso de anabolizantes; seus efeitos colaterais são terríveis:

"Efeitos colaterais em homens:

  • Ginecomastia – Desenvolvimento das mamas nos homens. Geralmente isso ocorre devido a altos níveis de estrogênio circulante. Esses níveis também são resultado da taxa aumentada de conversão de testoterona em estrogênio via enzima aromatase;
  • Função sexual reduzida e infertilidade temporária;
  • Atrofia testicular – Efeito colateral temporário que é devido ao déficit nos níveis de testosterona natural que leva à inibição da espermatogênese. Como a maioria da massa do testículo tem com função o desenvolvimento do espermatozóide, o tamanho dos testículos geralmente retorna ao tamanho natural quando a espermatogênese recomeça, algumas semanas após o uso do esteróide anabólico ser cessado."¹

Por outro lado, muitos não estão tão preocupados com sua beleza, mas também não estão preocupados com sua saúde, tornando-se obesos, por não conseguirem manter um equilíbrio. A obesidade, por sua vez, torna mais fácil a obtenção de doenças como hipertensão, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Os dois extremos devem ser evitados. Devemos cuidar de nossa saúde física e manter uma boa aparência, com bom senso, é claro!

No que diz respeito a manchar nosso corpo, isso acontece com tatuagens. Mesmo que alguns arqueólogos afirmem que datem de 4.000 e 2.000 a.C., elas ainda são muito usadas hoje. Mas Deus já alertava o povo de Israel acerca de marcas no corpo: "Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR" (Lv 19.28).

Lembre-se que somos sal e luz do mundo! Lembre-se que o Senhor não vê como o homem vê (1 Sm 16.7), e que é a Deus que você tem que agradar. "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Co 10.31)

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm 12.2)


Marco Antonio da Silva Filho

¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide_anabolizante

Nenhum comentário:

Postar um comentário