quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conselhos para os filhos no livro de Provérbios

"O livro de Provérbios é uma coleção de expressões curtas e concisas que contém lições morais. O propósito do livro é declarado logo no princípio, a saber: dar sabedoria aos jovens. (1:1-7). É o livro prático do Antigo Testamento, que aplica os princípios de justiça, pureza e piedade à vida diária. A sabedoria ensinada em Provérbios, não é meramente carnal, ou prudência comum, mas sim, baseada no temor do Senhor (1.7)".¹


Sendo o livro de Provérbios tão rico em sabedoria, ele possui vários conselhos para os filhos, resolvi organizar alguns. Guarde cada um deles, pois a Palavra de Deus deve ser conservada em nossos corações (Sl 119.11). Confira:

  • "Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe" (Pv 1.8);
  • "Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não consintas... filho meu, não andes no caminho com eles; guarda da sua vereda o teu pé" (Pv 1.10,15);
  • "Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz" (Pv 3.1,2);
  • "Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Pv 3.11,12);
  • "Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; assim serão elas vida para a tua alma, e adorno para o teu pescoço" (Pv 3.21,22);
  • "Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento" (Pv 4.1);
  • "Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive" (Pv 4.3,4);
  • "Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida" (Pv 4.10);
  • "Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções." (Pv 4.20);
  • "Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca" (Pv 5.7);
  • "E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera? Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas" (Pv 5.20,21);
  • "Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe" (Pv 6.20);
  • "Filho meu, guarda as minhas palavras, e entesoura contigo os meus mandamentos" (Pv 7.1);
  • "Um filho sábio alegra a seu pai; mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe" (Pv 10.1);
  • "O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha" (Pv 10.5);
  • "O filho sábio ouve a instrução do pai; mas o escarnecedor não escuta a repreensão" (Pv 13.1);
  • "O insensato despreza a correção de seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente se haverá" (Pv 15.5);
  • "O que aflige a seu pai, e faz fugir a sua mãe, é filho que envergonha e desonra. Cessa, filho meu, de ouvir a instrução, e logo te desviarás das palavras do conhecimento" (Pv 19.26,27);
  • "O que amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada nas mais densas trevas" (Pv 20.20);
  • "Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer" (Pv 23.22);
  • "Filho meu, teme ao Senhor, e ao rei; e não te entremetas com os que gostam de mudanças" (Pv 24.21);
  • "Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu tenha o que responder àquele que me vituperar" (Pv 27.11);
  • "O que guarda a lei é filho sábio; mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai" (Pv 28.7);
  • "O que rouba a seu pai, ou a sua mãe, e diz: Isso não é transgressão; esse é companheiro do destruidor" (Pv 28.24);
  • "O que ama a sabedoria alegra a seu pai; mas o companheiro de prostitutas desperdiça a sua riqueza" (Pv 29.3).


Marco Antonio da Silva Filho

¹Citação do livro Através da Bíblia Livro por Livro, de Myer Pearlman

    Um comentário:

    1. Nossa!!
      não sabia q no livro de Provérbios tem tantos conselhos para os filhos!!

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...