sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que significa INRI? Foi isso mesmo que escreveram?

Antes de saber o significado de INRI, é bom acrescentar algo ao nosso conhecimento: o que realmente foi escrito em cima de Jesus, na ocasião da crucificação? O que dizem os evangelhos acerca desse assunto?




Mateus: "ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS" (27.37);

Marcos: "O REI DOS JUDEUS" (15.26);

Lucas: "ESTE É O REI DOS JUDEUS" (23.38);

João: "JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS" (19.19).

E agora? Cada um mostra uma inscrição diferente! Calma, calma! Vamos ver o que mais a Bíblia fala sobre isso. João afirma que foi Pilatos quem escreveu este título (19.19). "Era comum expor publicamente o delito do criminoso, no caso de Jesus, a inscrição indicava que era um sedicioso¹ que aspirava ao título de rei"².

Dos quatro evangelhos, Lucas e João dizem que a inscrição foi inscrita em três idiomas. Lucas diz que foi escrita em "letras gregas, romanas e hebraicas" (23.38). João diz que foi escrita em "hebraico, grego e latim (romano)" (19.20). Não se sabe em que ordem de idiomas foi escrita. As diferenças nas palavras podem ter surgido nesses três idiomas, isso poderia explicar as diferenças, já que Marcos escreve igual aos outros, omitindo uma primeira parte.

E de onde vem esse "INRI", que é visto em tantas imagens e em vários filmes sobre Jesus e a crucificação? Entre as formas da inscrição, a mais aceita é a de João, por ele ter sido uma testemunha do que ocorreu: "Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado [João], disse: Mulher, eis aí teu filho". Logo, INRI são iniciais da forma latina da inscrição, segundo João: "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus", que em latim se expressa: Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum (INRI).


Marco Antonio da Silva Filho


¹Sedicioso: que ou aquele que provoca ou incita à sedição ou que nela se envolve; revoltoso, insurgente, insubordinado;
²Nota explicativa de Mateus 27.37 da Bíblia de Estudo Almeida.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa do tema dessa curiosidade, bem próprio para o momento.
    Segue abaixo um pequeno comentário sobre o assunto.
    INRI O Acrónimo De Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, "Jesus Nazareno Rei Dos Judeus". Segundo Os Evangelhos, Foi O Título Que Pilatos Ordenou Que Fosse Fixado Na Cruz Onde Jesus Cristo Foi Morto. Segundo O Evangelho De Jesus Que Escreveu João, Pilatos Teria Feito Redigir O Texto Em Latim (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum), Grego (Ἰησοῦσ ὁ Ναζωραῖοσ ὁ Bασιλεὺσ Τῶν Ἰουδαίων) E Hebraico (ישוע הנצרת מלך היהודים).
    Informações Extra Biblico.
    1º ) O I.N.R.I. Na Cruz De Jesus Foi Ditada Através Da Sentença De Pôncio Pilatos:

    “Eu, Pôncio Pilatos, Aqui Presidente Do Império Romano, Dentro Do Palácio Da Arquiresidência, Julgo, Condeno, E Sentencio À Morte A Jesus, Chamado Pela Plebe De Cristo Nazareno, De Pátria Galileu, Homem Sedicioso Da Lei Mosaica, Contrário Ao Grande Imperador Tibério César. Determino E Pronuncio Por Esta, Que Sua Morte Seja Em Cruz, Ficado Com Cravos, Segundo A Usança Dos Réus, Porque Aqui, Congregando E Juntando Muitos Homens Ricos E Pobres, Não Cessou De Promover Tumultos Por Toda A Judéia, Dizendo-Se Filho De Deus E Rei De Israel, Ameaçando-Os Com A Ruína De Jerusalém E Do Sacro Templo, Negando O Templo De César, E Havendo Tido O Atrevimento De Entrar Com Ramos E Triunfo, E Com Parte Da Plebe, Na Cidade De Jerusalém E No Sacro Templo. Mando Que Se Leve Pela Cidade De Jerusalém O Jesus Cristo,Ligado E Açoitado, E Que Seja Vestido De Púrpura E Coroado De Alguns Espinhos, Com A Própria Cruz Nos Ombros, Para Que Sirva De Exemplo A Todos Os Malvados, E Com Ele Sejam Levados Dois Ladrões Homicidas, E Sairão Pela Porta Yagarda E Que Se Leve Jesus Ao Público Monte Da Justiça, Chamado Calvário, Onde Sacrificado E Morto Fique O Corpo Na Cruz Como Espetáculo A Todos Os Malvados, E Sobre A Cruz Seja Posto Este Título Nas Línguas Hebraica, Grega E Latina: Jesus Nazarenus Rex Jurdeorum (I.N.R.I.). Ordeno Ainda Que Ninguém De Qualquer Estado Ou Qualidade Que Seja, Se Atreva Temerariamente A Impedir Esta Justiça Por Mim Determinada, A Qual Deve Ser Administrada E Executada Com Todo O Rigor E Segundo Os Decretos E As Leis Romanas E Hebraicas, Sob Pena De Rebelião Ao Império Romano.”

    (Este Documento Apareceu Publicado No “Jornal De Francfort”, Número 115,De 26 De Abril De 1839 E Achado Em Um Vaso Antigo, De Mármore Branco, Quando Se Faziam Escavações Na Cidade De Áquila, No Reino De Nápoles, No Ano De 1280.)
    2º) Ao Contrário Do Que Muitos Creem, A Sigla Inri Foi Criada Antes Da Crucificação De Jesus. Vê-Se O Uso Do Mantra Inri Secretamente Entre Os Egípcios, Os Pársis (Adoradores Do Fogo No Irã), E Mesmo Entre Os Maias, Astecas E Incas (O Deus Sol Entre Eles Era Chamado De Inti, Uma Variação De Inri). E Entre Os Judeus Pré-Jesus O Inri Era Entoado Secretamente Durante Certos Rituais Entre Os Essênios E Os Ebionitas.
    3º) Em Um Tratado Mais Simples E Direto, Inri Vem Do Hebraico Bíblico "Eloquente".
    4º) No Cristianismo Rosacruz, Ainda É Usada Como As Iniciais Latinas Das Palavras Hebraicas Que Representam Os Quatro Elementos: Iam (Água), Nour (Fogo), Ruach (Ar) E Iabeshah (Terra).
    ADAIAS MARCOS

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Adaías! Que Deus te abençoe , meu irmão!

    ResponderExcluir